sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

*AGORA*

"Enquanto temos tempo, façamos o bem a todos..."
Se queres dar-me uma flor . . .
faze-o antes que eu morra. . .

Se podes hoje fazer o milagre
de um sorriso num rosto que chora,
não coloques flores sobre tumbas;
se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se podes dar um lar ao orfãozinho,
abrigo ao pobre que geme lá fora
não encolhas a mão - Deus está vendo;
se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se conhece o eterno caminho
que leva ao templo onde a Alegria mora,
não guardes egoísta o teu segredo:
se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se podes dizer em uma frase linda
algo que faça a tristeza ir embora,
dize enquanto posso agradecer sorrindo:
se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

O que farei das orações, das flores
quando do mundo eu já não mais for?
Aos pés de Deus eu as terei tão lindas
que não precisarei do teu amor.

Não esperes o instante da partida,
se queres fazer-me feliz, faze-me agora
para que chorar de remorso e saudade?
Custa tão pouco a felicidade:
dá-me uma flor, antes que eu vá embora.

*Myrtes Mathias*

A ORAÇÃO DE JOÃO CALVINO

A ORAÇÃO DE JOÃO CALVINO

Deus e Pai todo-poderoso, nesta vida temos tido muitas lutas; Dá-nos a força do Teu Espírito, para que possamos prosseguir em meio ao fogo e às muitas águas com valor,
E assim nos submetermos às Tuas normas, para irmos ao encontro da morte sem temor, com total confiança na Tua assistência.

Conceda-nos também que possamos suportar todo o ódio, e inimizade da humanidade, até termos ganho a última vitória,
E podermos chegar ao bendito descanso que Teu único filho Tem adquirido para nós, por meio de seu sangue. Amém.

(Transcrita do livro A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ, editora cristã Novo Século, 2001 - São Paulo)

FRASES RELEVANTES SOBRE ADORAÇÃO

"Adoramos a Deus, não apenas por suas bênçãos, mas por ser Ele quem é. Adoramos em reconhecimento santo e racional de Sua pessoa".

"A verdadeira adoração considera a pessoa de Deus. O Deus da criação, poderoso e soberano em toda a terra".

UMA CONSTANTE ATITUDE DE AORAÇÃO OU SIMPLESMENTE UM MOMENTO DE CULTO???!!!!!

A Bíblia ensina-nos que a adoração que oferecemos a Deus não se restringe aos momentos de culto público normalmente realizado no templo. O apóstolo Paulo afirma que até nas coisas corriqueiras como beber e comer nós devemos visar a glória de Deus. (I Coríntios 10:31).

Se o culto oferecido a Deus, não se restringe aos momentos de adoração pública, temos que considerá-lo como uma atitude constante de adoração e não apenas como sendo um período ou momento de culto com duração aproximada de 1h30. Por isso precisamos lembrar que não adianta esmero no ensaio dos cânticos a serem entoados; espiritualidade, seriedade e um linguajar correto no preparo e entrega da mensagem, nem usar nossa melhor roupa, se: 1) Boletim, papéis de balas, etc. são deixados por todos os lados; 2) Não temos prazer em ocupar os primeiros bancos, quando brigamos por fazê-lo em outros locais; 3) Permitimos que nossos filhos tragam e usem no templo e suas dependências brinquedos e figurinhas do momento; 4) Se não nos preocupamos com a pontualidade, já que não teremos nenhum prejuízo mesmo; 5) Se folheamos a Bíblia, lemos o Boletim, etc., durante a mensagem (ou porque já sabemos tudo, a mensagem está chata e comprida, ou porque o mensageiro prega mal); 6) Conversamos no interior do templo, antes e depois do culto; 7) Ao chegar ao Templo permanecemos lá fora, conversando sobre os resultados dos jogos, contando piadas, etc.; 8) Chegamos emburrados devido a desentendimentos com nosso cônjuge; 9) Se não vivemos o que expressamos no templo em nossas demais atividades...
O que temos feito? Vivido numa constante atitude de adoração, mantendo uma agradável comunhão com Deus, ou temos apenas participado de um período de culto, cumprindo um dever, e mais preocupados com a opinião das pessoas do que com a do Senhor?
SERMÃO: JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS
Texto Bíblico: João 11:1-46

I - INTRODUÇÃO
O que sugere a palavra “amigo”? “AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO, DENTRO DO CORAÇÃO”, canta Milton Nascimento. Os dicionaristas definem amizade como sendo: “sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas”. Certamente uma amizade verdadeira é uma das maiores necessidades humanas. Mas, existem amigos e amigos... . Alguns são leais e permanecem ao nosso lado independentemente da situação, mas a maioria desaparece nas horas mais difíceis. Quem nunca se decepcionou com um amigo? O grupo Prisma canta uma canção que expressa essas realidades, mas que também afirma existir um amigo que é o melhor amigo de todos, e o seu nome é Jesus. “AMIGOS ME DÃO PRAZER NO VIER, SE CHORO ME FAZEM SORRIR. ALGUNS SEMPRE VÊM ME DESAPONTAR, ENQUANTO OUTROS SÃO TÃO LEAIS. MAS EU CONHEÇO ALGUÉM FIEL, QUE ESTÁ SEMPRE PRONTO A ME OUVIR. ENTENDE O TEMOR QUE TENHO EM MEU SER. MEU MELHOR AMIGO É JESUS. SIM É JESUS”.

II - NARRAÇÃO
O texto que lido além de outras coisas descreve a realidade da amizade nutrida entre os três irmãos de Betânia, Lázaro, Marta e Maria, e Jesus, numa das situações mais dolorosas que alguém pode passar. A morte de alguém querido. Por mais e melhores amigos que alguém tenha, nenhum é comparável a Jesus. Ele é o melhor amigo de todos! Jesus já é seu amigo? Você já é amigo de Jesus? Jesus é o amigo por excelência!!!! Jesus é o amigo indispensável. Jesus é o melhor amigo de todos!!!!!

TEMA: JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS

Porque Jesus é o melhor amigo de todos?

I - JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS, PORQUE ELE SOFRE CONOSCO AS NOSSAS DORES
“QUANDO MARIA CHEGOU AO LUGAR ONDE ESTAVA JESUS, AO VÊ-LO, LANÇOU-SE-LHE AOS PÉS, DIZENDO: SENHOR SE ESTIVERAS AQUI, MEU IRMÃO NÃO TERIA MORRIDO. JESUS, VENDO-A CHORAR, E BEM ASSIM OS JUDEUS QUE A ACOMPANHAVAM, AGITOU-SE NO ESPÍRITO E COMOVEU-SE. E PERGUNTOU: ONDE O SEPULTASTES? ELES LHE RESPONDERAM: SENHOR, VEM E VÊ! JESUS CHOROU”. (João 11:32-35).
Era uma hora dura, difícil, doída. Marta, Maria e as pessoas dali sofriam, e precisavam de alguém que as amparasse, consolasse, ajudasse a suportar aquela hora dura. Nesses momentos todos precisam de um amigo. Mas nem todo amigo age assim! A Bíblia registra pelo menos dois fatos que comprovam isso. Um deles está em Lucas 15:11-32, na parábola do filho pródigo, que em certa ocasião pede que seu pai divida os bens e lhe entregue sua parte, passados não muitos dias o filho com a bolsa cheia de dinheiro parte para uma terra distante, e passou a viver ali dissolutamente. Enquanto tinha dinheiro estava rodeado de “amigos”. Mas, um dia o dinheiro acabou, e os “amigos” sumiram. Ele começou a passar necessidade, então foi trabalhar para um criador de porcos, e desejava comer das bolotas que os animais comiam. E ninguém lhe dava nada. Onde estavam os seus “amigos” naquela hora difícil? Com Jesus é diferente! Ele sofre conosco as nossas dores! O outro fato é encontrado no livro de Jó, cujo comportamento é descrito como o de alguém fiel a Deus, reto e que se desviava do mal. Ele perdeu seus filhos, seus bens, sofria com doloridas e purulentas úlceras, e ainda por cima sua mulher o incomodava dizendo: “amaldiçoa seu Deus e morre”, chegam então alguns “amigos”, e é muito bom ter os amigos por perto nessas horas, contudo, eles ao invés de consolá-lo, ajudando naquela hora de dor, passaram a questioná-lo sobre que pecado ou pecados ele teria cometido para que estivesse sofrendo daquela maneira. Na verdade eram “amigos da onça”, quem tem amigos como esses não precisa de inimigos. Com Jesus é diferente, porque Ele sofre conosco nossas dores. Era uma hora muito difícil para Marta e Maria. Era uma hora dolorida. Maria especialmente sofria muito e demonstrava isso. Seu irmão havia morrido. Todos nós precisamos de amigos nessas horas. Mas amigos de verdade que se disponham a sofrer conosco. Ted Engstron conta em seu livro “AMIGOS DE VERDADE” (Editora Betânia - 1985) que em certa noite um pai recebe um telefonema no qual lhe informam que seu filho sofrera um grave acidente com sua motocicleta. Ao chegar ao hospital soube que o rapaz sofrera traumatismo craniano e que provavelmente não resistisse aos ferimentos, imediatamente aquele pai liga para o seu melhor amigo contando o acontecido. Pouco tempo depois, chega ao hospital o amigo daquele pai desesperado. Nada podia fazer pelo rapaz, mas a sua presença ali certamente ajudou seu amigo a enfrentar tão grande sofrimento. Infelizmente, são raros os casos de amigos que agem assim. Jesus é diferente, porque Ele é o melhor amigo de todos! Ele se compadece. Ele sofre conosco nossas dores. O versículo 33 afirma que Jesus ao ver Maria chorar perturbou-se no espírito e comoveu-se. E no versículo 35 que Jesus chorou. Ele é o melhor amigo de todos. Ele sofre conosco nossas dores.


II - JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS PORQUE ELE É O ÚNICO AMIGO QUE VERDADEIRAMENTE NOS TRAZ CONSOLO E ESPERANÇA
“MARTA, QUANDO SOUBE QUE VINHA JESUS, SAIU AO SEU ENCONTRO; MARIA, PORÉM, FICOU SENTADA EM CASA. DISSE, POIS, MARIA A JESUS: SENHOR SE ESTIVERAS AQUI, NÃO TERIA MORRIDO MEU IRMÃ. MAS TAMBÉM SEI QUE, MESMO AGORA, TUDO QUANTO PEDIRES A DEUS, DEUS TO CONCEDERÁ. DECLAROU-LHE JESUS: TEU IRMÃO HÁ DE RESSURGIR. EU SEI, REPLICOU MARTA, QUE ELE HÁ DE RESSURGIR NA RESSURREIÇÃO, NO ÚLTIMO DIA. DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ; E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO? SIM, SENHOR, RESPONDEU ELA, EU TENHO CRIDO QUE TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS QUE DEVIA VIR AO MUNDO” (João 11:20-27).
Geralmente os “amigos” desaparecem nas situações em que eles são mais necessários. Com Jesus é diferente! Ele é o melhor amigo de todos. Ele está presente em todos os momentos. Até naqueles mais difíceis, doloridos. Ele sofre conosco nossas dores. Ele nos consola. Ele é quem de fato tem poder para nos dar esperança. Era uma situação de desolação, dor, saudade, lágrimas. Marta e Maria haviam perdido qualquer tipo de esperança. Lázaro estava morto e enterrado há quatro dias. Jesus chegou trazendo esperança!!! “TEU IRMÃO HÁ DE RESSURGIR”. DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ; E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO? É sempre assim quando Jesus chega. É sempre assim com as pessoas que confiam em Jesus. Apenas essas pessoas têm de fato esperança. Nos capítulos 20 e 21 do Evangelho de João encontramos sete discípulos liderados por Pedro que haviam também perdido a esperança. Eles estavam desolados, amedrontados, trancafiados, desiludidos da vida. Por quê? O Mestre havia morrido e fora sepultado. Eles desconheciam o fato da ressurreição de Jesus. O Mestre chega trazendo consolo, esperança, e levou aqueles homens a olharem de frente para a vida, desafiando-os a continuarem a obra por Ele iniciada, e a voltarem a desenvolverem suas atividades. Jesus é o melhor amigo de todos porque é o único que nos traz consolo e esperança. Como está sua vida? Seus sonhos? Suas perspectivas? Desejos? Passamos por crises no País. Corrupção, Violência, etc. Não muito diferente daquelas de outros tempos. Muitas soluções nos foram apresentadas, mas que falharam. Devemos sempre nos lembrar das palavras do salmista: “SOMENTE EM DEUS, Ó MINHA, ESPERA SILENCIOSA, PORQUE DELE VEM A MINHA ESPERANÇA” (Salmo 62:5). É interessante que Jesus se apresenta às irmãs de Lázaro como aquele que traz solução para o problema aparentemente sem solução. “QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ”. Mesmo passando pela morte física sempre estaremos seguros ao lado de Jesus. Ele é o melhor amigo de todos. Ele sofre conosco nossas dores. Ele é o único que realmente nos consola e nos traz esperança.


III - JESUS É O AMIGO DE TODOS PORQUE ELE NOS DÁ A NOVA VIDA
Jesus “CLAMOU EM ALTA VOZ: LÁZARO VEM PARA FORA! SAIU AQUELE QUE ESTIVERA MORTO, TENDO OS PÉS E AS MÃOS LIGADOS COM ATADURAS E O ROSTO ENVOLTO NUM LENÇO. ENTÃO, LHES ORDENOU JESUS: DESATAI-O E DEIXAI-O IR” (João 11 43, 44).
Marta e Maria e os seus amigos viviam os horrores da morte. Já paramos de verdade para pensar nas conseqüências da morte física. Dor, angústia, separação, e a certeza de que nunca mais se estará ao lado de quem morreu. Também a morte demonstra de que nada somos e de que todos são iguais. Pouco tempo após a ocorrência da morte física nosso corpo começa a cheirar mal, e a se decompor. “SENHOR JÁ CHEIRA MAL, PORQUE JÁ É DE QUATRO DIAS”. E Jesus traz de volta à vida aquele que havia sido sepultado há quatro dias e já cheirava mal. Contudo, a amizade de Jesus nos dá algo muito melhor e maior do que a simples manutenção e restauração da vida física. Ele nos dá a vida verdadeira e a vida eterna. Por onde Jesus passa, e para as pessoas que nele crêem Jesus dá a vida. Paulo faz uma afirmação contundente e bombástica: “ELE (JESUS) VOS DEU VIDA ESTANDO VÓS MORTOS EM VOSSOS DELITOS E PECADOS”. Quem não é amigo de Jesus, e não crê Nele está morto, é um cadáver, porque está separado de Deus. Jesus afirmou que o ladrão vem roubar matar e destruir, mas Ele veio para dar vida e vida em abundância. A vida verdadeira, a vida eterna, a vida completa, que nem dores, morte, ou outra coisa qualquer pode destruir ou abalar. Jesus sofre conosco nossas dores. Jesus nos consola e nos traz esperança. Jesus nos dá a nova vida.

IV - CONCLUSÃO
Jesus é o melhor amigo de todos, porque Ele sofre conosco as nossas dores, o único que nos consola e nos traz esperança, e nos dá a nova vida. Você já é amigo de Jesus?
Como você consegue seus amigos? Por que as pessoas se aproximam de você? Por causa da sua aparência? Da sua posição? Das coisas que você tem? Daquilo que você pode dar ou fazer pelas pessoas?
Como nos tornamos amigos de Jesus?

O Texto lido enfatizou uma única ação a ser tomada, e indispensável para que alguém seja amigo de Jesus.
No versículo 15 Jesus disse aos discípulos estar alegre por não estar em Betânia quando Lázaro adoeceu, para que eles pudessem crer: “E POR VOSSA CAUSA ME ALEGRO DE QUE LÁ NÃO ESTIVESSE, PARA QUE POSSAIS CRER” (Vs 15). Quando Jesus afirma a Marta ser Ele a ressurreição e a vida acrescenta que quem nele crê, mesmo morrendo viverá; e que vivendo não morrerá eternamente, e lhe pergunta se ela cria nessa incomparável verdade: “DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ. E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO?”(Vs 25 e 26). Quando Jesus ordenou que abrissem o túmulo e Marta disse que já cheirava mal, por ser de quatro dias, Jesus relembra-lhe uma palavra mencionada: “NÃO TE DISSE EU QUE SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS?” (Vs 40). Muita gente vendo o que Jesus fez creu Nele: “MUITOS, POIS, DENTRE OS JUDEUS QUE TINHAM VINDO VISITAR MARIA, VENDO O QUE FIZERA JESUS, CRERAM NELE” (Vs 45).

Para se tornar amigo de Jesus e receber dele a nova vida, a esperança e o consolo por Ele sofrer conosco as nossas dores é preciso fé. É necessário crer em Jesus. “MAS A TODOS QUANTOS O RECEBERAM DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, A SABER, AOS QUE CRÊEM EM SEU NOME” (João 1:12). “NA VERDADE, FEZ JESUS, DIANTE DOS DISCÍPULOS MUITOS OUTROS SINAIS QUE NÃO ESTÃO ESCRITOS NESTE LIVRO. ESTES, PORÉM, FORAM REGISTRADOS PARA QUE CREIAIS QUE JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS, E PARA QUE, CRENDO, TENHAIS VIDA EM SEU NOME” (João 20:30,31).

JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS. VOCÊ QUER SER SEU AMIGO? CREIA NELE E RECEBA VIDA, ESPERANÇA E CONFORTO EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO.

(pregado na Igreja Presbiteriana de Taubaté em 27/07/2008 - Josimar Munhoz Lisboa)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

UMA RECEITA PARA SER FELIZ!!!!?????

O SORRISO: É o cartão de visitas das pessoas saudáveis. Distribua-o gentilmente.

O DIÁLOGO: É a ponte que liga as duas margens do EU e TU. Transite bastante por essa ponte.

A PAZ: É o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade. Viva em paz com todos, consigo mesmo e com Deus.

A FÉ: É a bússola para os navios errantes, incertos, buscando as praias da eternidade. Utilize-a.

A BONDADE: É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado. Plante flores.

A ESPERANÇA: É o vento bom, enfunando as velas do nosso barco. Chame a esperança para dentro do seu cotidiano.

A ALEGRIA: É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido. Esbanje alegria. O mundo precisa dela.

O AMOR: É a melhor música na partitura da vida. Sem ele você será um eterno desafinado.

Não sou o autor deste texto. Mas creio que nossos dias seriam bem melhores se o praticássemos.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Um dos sentimentos que deve fazer parte do conjunto de qualidades do verdadeiro seguidor de Jesus Cristo é a gratidão. Auréio Buarque de Holanda define gratidão como sendo o "reconhecimento por um benefício recebido". Não se trata simplesmente de dizer "MUITO OBRIGADO" em uma oração; é uma atitude de vida resultante do ensino das Escrituras. O apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta à Igreja de Tessalônica, no versículo 18 do capítulo 5 afirma que a vontade de Deus em Cristo Jesus é que devemos em "tudo dar graças". A chuva, o sol, o abrigo, a saúde, o emprego, o sustento e tantas outras coisas já seriam motivos suficientes para expressar nossa gratidão a Deus, mas que na grande maioria das vezes são esquecidos! A Bíblia liga o ensino sobre a gratidão à capacidade que temos de recordar das coisas passadas, e à possibilidade de nos esquecendo delas, também nos esquecermos de que tudo aquilo que "somos", "fazemos" e "temos" depende tão somente de Deus. Davi no Salmo 103 exorta-nos a não esquecermos de "nem um só" dos benefícios de Deus para conosco. Também Moisés exorta o povo israelita a recordar-se do cuidado divino, especialmente quando aquele povo estava para tomar posse da terra prometida (Dt 8:2-4,7-18). Temos dado ouvidos a essas exortações bíblicas? Contudo, além daquelas bênçãos experimentadas por todos os seres humanos, criaturas de Deus, existem bênçãos recebidas apenas por aqueles que também são seus filhos. Geralmente nos esquecemos de agradecer pela maior de todas as bênçãos, a Salvação que recebemos gratuitamente pelos méritos de Jesus Cristo! Importamos dos Estados Unidos da América do Norte a comemoração do "DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS" realizada na quarta quinta-feira do mês de novembro. Sua origem está ligada ao próprio surgimento dessa nação, quando os crentes vindos da Inglaterra, ao completarem seu primeiro ano na nova terra, em 1621 fizeram uma celebração para agradecer a Deus pelo cuidado, sustento e especialmente pela farta colheita de legumes e cereais. Os "puritanos" como foram apelidados convidaram os índios para juntos louvarem a Deus pelo Seu cuidado e festejarem comendo cereais, legumes, ovelhas e perus assados. Ainda hoje o dia de ação de graças é muito significativo para os norte-americanos, sendo que eles se preparam para este dia, e por ocasião do jantar em família mencionm de mãos dadas as dádivas recebidas de Deus no ano que se vinda. Que essa já tradicional festa seja uma inspiração para nós, não apenas por um dia, mas que ao contrário do que temos feito, expressemos nossa gratidão a Deus por tudo aquilo que somos, recebemos e fazemos, reconhecendo que de tudo e para tudo dependemos inteiramente Dele.

BALANÇO DE FIM DE ANO

ANO VELHO vai findando, urge fazer um balanço; pra ver se houve recuo ou um bom avanço. É necessário faze-lo com juizo imparcial, para assim se conseguir um resultado real. Como estive com meu Deus nessa etapa percorrida? O Senhor aprovaria as contas da minha vida? A palavra dos meus lábios foi sincera ou foi maldosa? E o meu modo de agir, mereceu menção honosa? Confessei o meu pecado toda vez que eu pequei? Ou 'stou em falta com meu Deus, porque o mal lhe coultei?

E na relação com o próximo como foi minha conduta? Amei-o como a mim mesmo ou parti para a disputa? Se pratiquei algum mal estou pronto a corrigir? Ou conservo-me insensível sem o erro admitir? Pratiquei o bem pra todos e ajudei meu irmão, ou cometi o pecado que é feito por omissão? Fiquei com ressentimento de alguém que me ofendeu ou passei uma esponja em tudo o que aconteceu?

Em paz comigo e com o próximo, com Deus e com o Seu povo.
É ASSIM QUE EU DESEJO COMEÇAR O ANO NOVO!!!!

(Presbítero Aristides Ferreira Netto - Igreja Presbiteriana de Caraguatatuba).

BÊNÇÃO INEFÁVEL

A DEUS RENDAMOS GRAÇAS POR SEU IMENSO AMOR,
ENVIANDO AO BRASIL OS SEUS SERVOS DE VALOR,
IRMÃOS EXPERIENTES NA OBRA DO SENHOR.
VIERAM AO BRASIL ANUNCIAR O SALVADOR.

DURANTE MUITOS ANOS DO MAIS DURO LABOR,
FOI GRANDE O CRESCIMENTO DA IGREJA DO SENHOR.
MILHARES FORAM SALVOS DO INFERNO E PERDIÇÃO.
AGORA TÊM EM CRISTO A ETERNA REDENÇÃO.

SÃO ELES OS EXEMPLOS DE FIEL DEDICAÇÃO,
NO ANÚNCIO DO EVANGELHO DE AMOR E DE PERDÃO.
HOJE O DEVER É NOSSO, DA OBRA CONTINUAR,
ATÉ O DIA EM QUE NOSSO SENHOR JESUS VOLTAR.


(Hino oficial das comemorações do Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Brasil, (1859 - 2009). Música: CELSO LUIZ DE OLIVEIRA. Letra: WILSON DO AMARAL. Arranjo: LOIDE DO AMARAL TOLEDO - Julho de 2007.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

GRATIDÃO

AO DEUS ETERNO, CRIADOR, MIL GRAÇAS TRIBUTEMOS.
POR TANTOS ANOS DE LABOR, NO PÁTRIO LAR QUE TEMOS

CÔRO:
AO DEUS ETERNO CRIADOR, AO DEUS DA RDENÇÃO.
POR TANTOS ANOS DE LABOR, A NOSSA GRATIDÃO.

PROVASTE, Ó DEUS, O TEU AMOR, A NÓS OS BRASILEIROS,
NA VOZ TÃO PLENA DE FERVOR, DOS GRANDES PIONEIROS.

POR TODA PARTE, Ó REDENTOR, AGORA É ANUNCIADO.
TEU NOME AO POBRE PECADOR, QUE JAZ NO VIL PECADO.

QUE GRANDES COISAS, Ó SENHOR, A TODOS NÓS LEGASTE!
SÃO PROVAS DESSE GRANDE AMOR, COM QUE TU NOS AMASTES.
AMÉM.

Hino oficial (nº 59 do Hinário Presbiteriano NOVO CÂNTICO) do centenário da Igreja Presbiteriana do Brasil (1859 - 1959). Ele se refere ao lema "um ano de gatidão por um século de bênção - 1959".
LETRA e MÚSICA: Rev Renato Ribeiro dos Santos. ARRANJO: Norah Buyers.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MISTÉRIOS DO NATAL

A celebração do Natal tem seus encantos e mistérios, apesar do consumismo que toma conta das pessoas grandemente influenciadas pela mídia. Apesar da violência nas grandes cidades, conflitos entre os povos, corrupção, egoísmo, o Natal tem suas histórias de encontros, reencontros, bondade, troca de presentes, alegria e paz. A celebração do Natal traz de volta o presépio, os anjos e os pastores, Maria José, um bebê envolvido em panos numa manjedoura. Este é o Natal com todos os mistérios de um Deus eterno se revelando aos pecadores perdidos por meio da encarnação de Seu filho, Jesus Cristo. É o céu tocando a terra, o infinito se manifestando através das limitadas realidades humanas. Contudo, a graça que envolve esse acontecimento singular é ainda maior que seus mistérios. Embora haja muitos desafios à nossa restrita compreensão, o amor e a graça que brotam da manjedoura têm ultrapassado limites e tocado corações humanos há dois milênios.

É PRECISO CORAGEM

O grande problema enfrentado em nosso relacionamento com Deus, não é o desconhecimento daquilo que precisa ser mudado para nos adequarmos a Sua vontade. Pois, geralmente sabemos muito bem o que em nós desagrada ao nosso Santo Deus. O grande desafio é tratar as situações na sua grande maioria dolorosas, que devem ser mudadas. É como um ferimento. Muitas vezes preferimos colocar uma "pomadinha" que forma uma "casquinha" fina por cima, deixando toda sorte de impurezas por baixo e que com o passar do tempo pode prejudicar não apenas o local machucado, mas todo o corpo. É necessário arrancar a casquinha e colocar sobre o machucado uma substância geralmente ardente para o início da cura. O início é doloroso, mas o resultado é totalmente satisfatório. Às vezes os pais para convencerem seus filhos a fazerem isso perguntam: "você não é corajoso?". Então vamos passar um remédio aí. Vai arder só m pouquinho e depois passa e você vai sarar. A criança então tomada de coragem concorda em fazer o dolorido tratamento na busca de sua cura. Como somos covardes diante das situações dolorosas que devem ser tratadas. Sabemos muito bem o que deve ser mudado. Vamos fazer a nossa parte? Estamos dispostos? Mas, é preciso coragem!

RESOLVA SER FELIZ

"Saia de casa só pelo gosto de caminhar.
Sorria para todos.
Faça um álbum de família.
Conte estrelas.
Telefone para os amigos.
Diga: "Gosto muito de você".
Volte a ser criança.
Pule corda.
Apague de vez a palavra "rancor".
Diga "sim".
Dê uma boa risada.
Leia um livro.
Corra.
Peça ajuda.
Cumpra uma promessa.
Cante uma canção.
Ajude alguém doente.
Pule, é divertido.
Mude o penteado.
Esteja disponível para escutar.
Deixe seu pensamento viajar.
Retribua um favor.
Termine "aquele" projeto.
Quebre a rotina.
Olhe uma flor.
Toque a ponta dos pés.
Cante no chuveiro.
Faça piquenique no quintal.
Reveja fotos antigas.
Pinte um quadro.
Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer.
Perdoe-se.
Deixe que alguém cuide de você.
Viva intensamente cada minuto da sua vida.
Viu só quantas idéias?
E para executá-las, você não vai gastar nenhum tostão!"
(autoria desconhecida)
extraído do blog PENSANDO NA VIDA http://tirza.zip.net

LAR: SEMENTES DIFERENTES!!!!!

"A casa era bonitinha. Apenas o terreno em frente maltratado e abandonado, oferecendo um aspecto desolador. Manhã de feriado. O marido sem ter o que fazer estava olhando e pensando. A mulher fora passar o dia na casa da mãe. Ele foi buscar a enxada. Cortou fundo, revirou a terra, quebrou os torrões. Trouxe adubo, tornou a remexer para misturar bem. No dia seguinte, quando voltasse do trabalho traria sementes de verdura, e a horta estaria pronta. A esposa só voltou à noite e nada viu. De madrugada lá se foi ele para o trabalho. Levantou-se ela, e ao ver o terreno preparado teve uma idéia: plantaria flores. Correu e foi ao mercadinho, comprou sementes e as plantou. O marido por sua vez plantou as sementes de verdura.

Sem saber os planos um do outro ficaram esperando e observando. Quando as primeiras folhinhas, de verde pálido, sobrepujaram os torrões de barro, as sementes das flores haviam germinado, e o marido constatou que não fora aquilo que ele plantara, por isso arrancou tudo. Quando chegou a vez das verduras, com igual raciocínio a esposa fez a mesma coisa. Continuaram esperando e...nada.

No lar em que o casal não vive em harmonia, não trabalha em cooperação na educação dos filhos, o fenômeno é muito parecido. Só que o prejuízo é maior. Pois, os canteiros são os filhos".

(transcrito da Revista Lar Cristão).

O MOTIVO DE NOSSA CONFIANÇA EM DEUS

"TEMOS UM GRANDE DEUS, QUE FOI BASATANTE GRANDE PARA LANÇAR O MUNDO NO ESPAÇO. ELE É SUFICIENTE PARA CUIDAR DE NOSSA VIDA EM SEUS MÍNIMOS DETALHES".

ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO

A essência do cristianismo é o próprio Cristo. Ser cristão é um relacionamento pessoal com Ele como nosso Senhor, Salvador e Amigo.

QUEM É JESUS CRISTO?

"Jesus Cristo é o único capaz de salvar pecadores, em razão de ser Ele quem é, e do que ELE fez".

DECLARAÇÕES SOBRE A MORTE

"A MORTE PARA O CRISTÃO NÃO É UM CASTIGO, MAS UMA PROMOÇÃO".
(Rev. Hernandes Dias Lopes, Ministro Presbiteriano, pastor da Igreja Presbiteriana de Vitória-ES).

"EU PENSEI QUE NA HORA DA MORTE EU IRIA PARA O CÉU, MAS FOI O CÉU QUE VEIO ME BUSCAR"
(Rev. Miguel Gonçalves Torres, um dos quatro alunos do seminário iniciado por Simonton, e pastor presbiteriano atuante no início da evangelização do Brasil)

"AFASTA-SE A TERRA, APROXIMA-SE O CÉU".
{Palavras ditas por Dwight Lyman Moody (1837-1899) na hora de sua morte}.

ESTRANHO!!!!! VOCÊ NÃO ACHA??????

"NORMAL? QUEM É NORMAL? NA VERDADE SOMOS TODOS ANORMAIS... ".
(John Ortberg).

Não é estranho que uma nota de R$ 100,00 pareça tão grande quando pensamos em ofertar para a Igreja e tão pequena quando pensamos em passar uma tarde no Shopping?

Não é estranho que duas horas pareçam tão longas quando estamos no Culto Solene e tão curtas quando estamos nos divertindo?

Não é estranho que precisamos de uma boa antecedência para agendar uma programação da Igreja, mas ajustamos facilmente nossa agenda para um churrasquinho de última hora?

Não é estranho que tenhamos muita dificuldade em decorar um Salmo e bastante facilidade para aprender uma piada?

Não é estranho que tenhamos tanta dificuldade em separar momentos a sós com Deus para nossa devocional, mas assistamos, pelo menos, meia hora de televisão todos os dias?

Não é estranha nossa vibração com o futebol, enquanto nossa adoração é quase vazia de significado emocional?

Não é estranho que sentemos à frente para assistir uma peça de teatro, mas nos aborreçamos com os diáconos, quando nos pedem para não sentarmos no fundo da Igreja?

Não é estranho que tenhamos dificuldade em compartilhar Jesus (o mais fantástico de todos os assuntos) com nossos amigos não cristãos, e tenhamos a maior facilidade para conversar sobre uma matéria que assistimos no Fantástico?

Não é estranho o quanto gostamos de receber a visita dos irmãos, mas que nos últimos meses não tenhamos visitado ninguém?

Estranho. Nós somos estranhos... Você não acha?

(Cláudio Correia dos Reis).

O CHATO

Havia um rapaz muito chato. Ele era tão desajeitado que logo que chegava onde estavam as pessoas com as quais convivia, a turma sentia-se mal e o deixava só. Seus pais o achavam chato, assim como seus irmãos, seus professores e todas as pessoas. Como todos o viam como um chato, a cada dia ele se tornava mais chato.
Um dia, num momento de brincadeira, quando o grupo resolveu ridicularizá-lo alguém lhe perguntou por que ele era tão chato. Após pensar um pouco ele disse: "a chuva, o vento, o sol, a espera são coisas boas e úteis. A chuva só é chata a quem planejou um passeio, mas é uma bênção para o agricultor e para as grandes cidades que lutam para fornecer água a tantas pessoas, que geralmente não a utilizam de maneira inteligente. É possível que eu seja chato, porque vocês são redondos demais; para um elefante insatisfeito até um mosquito é pesado". A turma riu muito, mas não entendeu que não existem pessoas ou coisas chatas, e sim gente que se chateia.

SE NÃO CONSIGO SUPORTAR UMA CHUVA CHATA OU UM INDIVÍDUO CHATO, O PROBLEMA SOU EU!

(recebi este texto de uma colega que estudou comigo em 1981, em meu primeiro ano do curso de Direito. Há algum tempo encontrei-o em meus guardados e após reflexão e adaptações achei por bem postá-lo aqui).

DEUS NOS AJUDA!!!!!!

"Podemos estar certos de que, se Deus nos envia por terrenos pedregosos, Ele nos provê de sapatos fortes; e não nos mandará a nenhuma caminhada sem nos equipar convenientemente para ela".
(Maclaren).

ONDE EU ME ENCAIXO??????

Ninguém e tão forte, que nunca tenha chorado.

Ninguém é tão fraco, que nunca tenha vencido.

Ninguém é tão suficiente, que nunca precisou ser ajudado.

Ninguém é tão inválido, que nunca tenha contribuído.

Ninguém é tão sábio, que nunca tenha errado.

Ninguém é tão corajoso, que nunca tenha sentido medo.

Ninguém é tão medroso, que nunca sentiu coragem.

Ninguém é tão alguém, que nunca precisou de ninguém.

JESUS ESTÁ COMIGO!!!!!!!

"Não temas as lutas, o Senhor Jesus está com você. Em todas as suas ardentes provações, a promessa dEle é o seu conforto e segurança. Ele nunca abandonará a quem escolheu para si mesmo". (Charles Spurgeon).

A SÓS COM DEUS

A SÓS COM DEUS

Quando as tormentas da vida rangem ao meu redor,
Quando o caminho em que ando é difícil,
Refugio-me no interior do meu quarto,
E me ponho a sós com Deus.
Que me importam as nuvens escuras?
Que me importam as provações?
Deus revela Sua perfeita vontade para mim,
Quando estou a sós com Ele.
A sós com Deus e longe do mundo!
A sós com Ele! Bendito refúgio!
A sós com Deus! Nele guardado,
Para gozar de uma doce comunhão!

(transcrito do livro Mananciais no Deserto - Editora Betânia)

O BANCO

Um dia na Igreja, eu me sentei no banco e ouvi o pregador dizer: “Nós precisamos de alguém para dar aulas. Quem assumirá essa tarefa?”. Eu senti Deus ao meu lado sussurrando: “Filho, essa é para você!”. “Mas Senhor, falar pra tanta gente é uma coisa que eu não sei fazer. O Carlos seria ideal para chamar. Eu prefiro ficar aqui no banco assistindo às aulas”.

Em outro dia, ouvindo o coral, sentado no banco, escutei o regente dizer: “Precisamos de alguém para a voz principal nos cânticos”. Quem quer assumir essa tarefa?” Novamente eu ouvi a voz de Deus sussurrando: “Filho, essa é com você!” “Mas Senhor, cantar diante de uma multidão é uma coisa que eu não posso fazer! Mas há o Jonas que poderá fazer isso. É melhor eu ficar ouvindo aqui sentado no banco.”

Uma outra vez , sentado no banco, ouvi o pregador dizer: “Preciso de alguém para recepcionista na entrada da Igreja. Quem aceita essa tarefa?”. Mais uma vez ouvi a voz de Deus sussurrando: “Filho, é algo que você pode fazer!”. “Senhor, ficar falando com estranhos é coisa que eu não consigo fazer! Mas há o Mário, Senhor. Ele pode dar boas-vindas às pessoas. Não é retraído como eu e fará isso muito bem. Eu prefiro que alguém venha me cumprimentar aqui no banco.”

Os anos se passaram e nunca mais ouvi aquela voz. Até que uma noite fechei os olhos e acordei no céu. Éramos quatro lá: Carlos, Jonas, Mário e eu. Deus nos disse: “Eu preciso só de três de vocês para fazer um trabalho para mim”. “Senhor, eu farei o trabalho”, eu clamei. “Não há nada que eu não faria”. Mas Deus me respondeu: “Obrigado, meu filho, mas sinto muito: no céu não há bancos.”

Servir no Reino de Deus não é um favor que fazemos a Deus. É um favor que Deus nos faz ao nos permitir trabalhar para Ele.

Filipe Ribeiro (Presidente da Mocidade da Igreja Presbiteriana de Taubaté).
Achei excelente para a nossa reflexão - Pastor Josima Munhoz Lisboa

SOBRE A SOLIDÃO

"A SOLIDÃO NÃO É BOA".
(reformador francês João Calvino 1509-1564).

"Não é bom para nenhum ser humano estar só. Deus nos fez seres sociais. A amizade é um dom precioso de Deus".
(pastor inglês John Stott nascido na Inglaterra em 1921, no livro "A BÍBLIA TODA, O ANO TODO" recentemente traduzido e publicado no Brasil pela Editora Ultimato).

COMO AFASTAR AS INJUSTIÇAS SOCIAIS

"O CRISTÃO AFASTA AS INJUSTIÇAS SOCIAIS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS E DAS COMUNIDADES, APLICANDO-SE NO TRABALHO".

Declaração feita pelo Reformador Francês João Calvino (1509-1564), autor de, além de outros livros, diversos comentários dos livros da Bíblia, e da Instituição da Religião Cristã, sua obra magna, dedicada ao Rei Francisco I da França, cuja primeira edição foi publicada na cidade de Basiléia em 1536.

SOBRE A AMIZADE

"Diz um ditado: 'Com um amigo ao lado, nenhum caminho é longo demais'. O amigo ao lado nos dá forças para continuar, apesar de todas as adversidades. Ele nos sustenta para não desistir, quando estamos encostados na parede. Ele nos motiva na ousadia da luta pela vida. Sem amigo corremos o risco de perder o chão sob os pés. Sabendo que meu amigo me apóia os problemas se relativizam. Sem amigo, eu já teria dito diversas vezes: "Dane-se!". Mas sei muito bem que isso não teria feito favor algum a mim e às pessoas ao meu redor. A conversa com o amigo me permite descobrir o meu próprio modelo de vida. Eu sinto que entraria num beco sem saída. O amigo me preserva disso. Ele me dá aquele fôlego longo de que preciso para terminar minha caminhada."

(Anselm Grün, em "O Livro da Arte de Viver", pág. 156, ed. Vozes)

A INFLUÊNCIA DO CRISTÃO NA SOCIEDADE

"A influência que exercemos sobre o mundo é causada pelo nosso relacionamento com Jesus Cristo e com Deus.
Quanto mais íntimos formos do Senhor, maior será a nossa influência".

(transcrito da página de recados de uma amiga do orkut).

ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

Jane Welsh, secretária do escritor escocês Thomas Carlyle (1785-1881), casou-se com ele e dedicou sua vida a ele a ao seu trabalho. Thomas a amava profundamente, mas estava tão ocupado com seus escritos e suas palestras que, freqüentemente, a negligenciava. Depois de algum tempo de casados ela ficou doente e morreu repentinamente.
Conta-se, em uma de suas biografias, que após o funeral Thomas foi sozinho ao quarto de Jane, onde encontrou o diário de sua esposa. Em uma das páginas ele leu o seguinte registro feito por ela sobre seu querido esposo: "ONTEM ELE GASTOU UMA HORA COMIGO E FOI COMO O CÉU. EU O AMO TANTO". Em um outro registro Jane escreveu: "EU FIQUEI ESPERANDO O DIA TODO PARA OUVIR OS PASSOS DELE NO CORREDOR, MAS AGORA JÁ É TARDE. ACHO QUE NÃO VIRÁ HOJE". Thomas chorou muito ao perceber a sua negligência para com sua esposa, bem como, o desejo que ela tinha de pelo menos conversar com ele.
E agora já era tarde demais para fazer isso, Jane não mais existia!

SOMOS MEROS INSTRUMENTOS

Uma orquestra é composta por vários onstrumentos. Uns grandes, outros pequenos; alguns se pocisionam na frente, outros atrás. Há aqueles que são de solo e os de acompanhamento; uns aparecem mais, e outros quase não são vistos. Alguns são bem conhecidos, outros nem tanto. Mas, certamente cada um deles tem a sua importância no conjunto. Cada nota musical executada corretamente, por menor que seja o compasso, contribuirá para a perfeita harmonia do todo. Instrumentos musicais são peças simples ou complexas feitas de madeira, metal ou outro material qualquer, que nas mãos do instrumenista, sob a orientação do maestro, dão sentido a uma seqüência de notas musicais, trnsformando-as em melodia. Assim também somos nós, pessoas salvas pelo sangue de Cristo, que nas mãos de Deus se tornam meros instrumentos, usados por Ele para abençoar as pessoas, promover a paz, transformar o mundo...

A Bíblia em João 4 fala de uma mulher sem nome, conhecida apenas como a "mulher samaritana", e certamente, conforme o nosso julgamento, completamente desqualificada, mas que colocando-se nas mãos de Deus transformou-se numa grande missionária. Assim diz o texto sagrado: "Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este porventura o Cristo?"... e "muitos samaritanos daquela cidade creram nele (em Jesus), em virtude do testemunho da mulher.... " (João 4:39). Sem dúvida um instrumento sem nome, mas valioso aos olhos e nas mãos de Deus.

Importa o nome?! Somos meros instrumentos! Disse João Batista "Convém que ele [Cristo] cresça e que eu diminua" (João 3:3). Não devemos, e nem podemos perder de vista a grande verdade: Deus é o orquestrador! Deus é o autor da melodia! Deus é o maestro! Nós somos meros instrumentos para a Sua glória. Incapazes? A perícia é Dele. Sem motivação? A inspiração é Dele. Sem brilho? A glória é Dele.

Portanto, coloquemo-nos nas Suas mãos para que Ele nos use para a Sua glória.

(transcrito com adaptações).

O DIÁRIO DE UMA BÍBLIA

20 DE JANEIRO
Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do ano novo fui lida diariamente. Mas, agora parece que fui esquecida. Hoje foi faxina geral e final de verão. Fui desempoeirada como outros objetos e recolocada em meu lugar.

24 DE MARÇO
Fui utilizada após o café pelo meu proprietário. Ele analisou alguns textos e me levou ao culto. Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário dirigiu um estudo bíblico e teve que procurar vários versículos. Raras vezes os encontrava, mesmo estando todos no mesmo lugar.

01 DE JUNHO
Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre minhas páginas.

29 DE JUNHO
Fui colocada juntamente com roupas e outros objetos, dentro de uma mala. Parece que estamos em viagem de férias.

10 DE JULHO
Ainda estou na mala, embora quase todos os outros objetos já tenham sido retirados.

15 DE JULHO
Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma viagem cansativa. Não entendo porque fui levada. Hoje fui utilizada por Maria. Ela escreveu para sua amiga e procurou um versículo para confortá-la, pois, seu pai faleceu.

20 DE AGOSTO
Novamente fui desempoeirada.

10 DE DEZEMBRO
Hoje é meu dia. Fui tirada da estante e vou indo ao Templo participar de um culto em gratidão a Deus, por permitir que Sua Palavra tivesse chegado até nós...

(transcrito com adaptações)

CUIDADO COM O ATIVISMO

Temos a tendência de julgar nosso sucesso e sobretudo nossa relação com Deus pelo número de coisas que fazemos. Daí em termos de espiritualidade quanto maior o número de atos praticados, de atividades desenvolvidas maior será nossa espiritualidade e mais profunda nossa relação com Deus. Grande engano!!!! Não podemos fazer confusão entre ativismo religioso e relacionamento com Deus. Como em tudo mais na vida também no campo espiritual faz-se necessário estabelecer prioridades. E isso é possível, deixando de lado coisas nem sempre pecaminosas em si mesmas para usar esse tempo naquilo que realmente é importante, prioritário e contribuirá para um verdadeiro progresso em nossa relação com Deus. Nossa vida humana ajuda a exemplificar isso. Nascemos, aprendemos a gatinhar, a andar, e a falar, etc. Durante certo período nossa prioridade é brincar. Depois de um tempo, e por um longo período ela é estudar. Em seguida ela passa a ser trabalhar, constituir família, etc. Infelizmente hoje, algumas prioridades estão sendo mudadas. Crianças e adolescentes cuja prioridade deveria ser brincar e estudar têm trocado isso por namorar, trabalhar, etc. Precisamos entender algumas coisas que nos ajudarão a melhorar o padrão do nosso relacionamento com Deus e a qualidade de nossas ações. Herbert dos Santos Gonçaves disse: "É preciso fugir do erro de assumir uma carga muito grande de compromissos e não dar conta de cumprí-los. Temos de concentrar-nos nas prioridades". O desenvolvimento tecnológico e a pressa tem feito com que tanto nossos relacionamentos humanos, quanto nosso relacionamento com Deus tenham uma qualidade muito aquém daquela desejada e necessária. Todo relacionamento necessita de tempo, investimento, dedicação, objetividade e ações definidas.
Como anda nosso relacionamento com Deus? Como anda a qualidade das nossas ações? Quais são nossas prioridades? Vamos pensar sobre isso!

COMO AGRADECER?????!!!!!

Como agradecer, o que Deus fez por mim, quando Seu filho deu para morrer em meu lugar?

Provando Seu amor, Jesus a vida deu, quando por mim sofreu, e Ele morreu prá me salvar.

A dimensão do grande amor de Deus, ultrapassou o entendimento meu.

Ninguém jamais, pode explicar a força que levou Jesus até a cruz, por mim.

Não há como agradecer, esse grande amor de Deus, que é mais vivo do que a própria luz do sol.

Onde encontrar palavras, prá expressar a gratidão, por Jesus fazer-se instrumento de amor nas mãos do pai?

Só uma coisa posso eu fazer, te dar o meu viver e cantar aleluia, e cantar aleluia.

AINDA NÃO ESTAMOS PRONTOS

"Somos o poema que Deus ainda está escrevendo. Ele ainda não terminou o último capítulo da nossa vida. Portanto, precisamos ter paciência, pois antes de nos conduzir à Canaã, ele vai nos levar para o deserto, para nos provar e humilhar, tirando de nós a auto-confiança, mostrando que dependemos dele, e não dos nossos próprios recursos".

(Rev. Hernandes Dias Lopes no livro "A PARÁBOLA DO BAMBU).

UMA BÊNÇÃO ANTIGA

"Que tua vida amigo seja sempre para o melhor. Que o sol aqueça teu viver, que a chuva caia suave no teu lar. E até nos encontrarmos outra vez. Que Deus. Que Deus te segure nas suas mãos. Que o Senhor te abençoe e guarde. Que o Senhor sobre ti levante o rosto, e te dê a paz. Que tua vida amigo seja sempre para o melhor. Que o sol aqueça teu viver, que a chuva caia suave no teu lar. E até nos encontrarmos outra vez. Que Deus. Que Deus te segure nas suas mãos. Que Deus te segure nas suas mãos."

Este hino é muito bonito, geralmente cantando pelo coral no final do culto. Todos deveríamos desejar isso uns aos outros.

SOBRE O VALOR DA VIDA

"Ensina-me que o valor da vida não está na sua duração, mas no uso que dela pode ser feito." (Seneca)

SOBRE A INFLUÊNCIA DAS PESSOAS EM NOSSA VIDA

"Existem pessoas em nossas vidas, que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho."

SOBRE A MEDITAÇÃO

"A MEDITAÇÃO MASTIGA O ALIMENTO E EXTRAI DELE A NUTRIÇÃO, ARMANEZANDO EM ALGUM LUGAR".

(Charles Hadon Spurgeon)