terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A DISCRIMINAÇÃO É PECADO!!!!!

SERMÃO: A DISCRIMINAÇÃO É PECADO!!!!!
Tiago 2:1-13

Há tempos foi transmitida pela televisão uma propaganda que descrevia o encontro de duas mulheres no saguão de entrada de um luxuoso prédio de apartamentos. Além de outros aspectos, as duas mulheres eram diferenciadas pelo tipo de roupa que usavam. Uma delas se vestia luxuosamente, e a outra de maneira bem simples, revelando à primeira vista que a primeira pertencia a uma classe social bem mais abastada do que a segunda. A mulher luxuosamente vestida, imaginando que a outra fosse uma empregada ou diarista disse: "o elevador de serviço fica lá do outro lado". "Eu sei" respondeu a mulher vestida de maneira simples, e concluiu: "ainda não me acostumei com esse edifíco pois acabo de adquirir e me mudar para a cobertura..." .

A Constituição Federal Brasileira em seu artigo 5º estabelece: "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, GARANTINDO-SE AOS BRASILEIROS E AOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS A INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA, À LIBERDADE, À IGUALDADE, À SEGURANÇA E À PROPRIEDADE..." . E no inciso 42 desse artigo determina-se: "A PRÁTICA DO RACISMO CONSTITUI CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL, SUJEITO À PENA DE RECLUSÃO NOS TERMOS DE LEI".

Moisés instruiu o povo de Israel da seguinte forma: "NÃO TORCERÁS A JUSTIÇA, NÃO FARÁS ACEPÇÃO DE PESSOAS, NEM TOMARÁS SUBORNO; PORQUANTO O SUBORNO CEGA OS OLHOS DOS SÁBIOS E SUBVERTE A CAUSA DOS JUSTOS" (Deuteronômio 16:19).
O apóstolo Paulo escrevendo aos colossenses, falando dos resultados da nossa união com Cristo afirma que fomos revestidos do novo homem no qual "NÃO PODE HAVER GREGO, NEM JUDEU, CIRCUNCISÃO, NEM INCIRCUNCISÃO, BÁRBARO, CITA, ESCRAVO, LIVRE, PORÉM, CISTO É TUDO EM TODOS" Colossesnses 3:10,11.

Apesar de ser uma prática comum na sociedade, o discípulo de Jesus não deve fazer discriminação. É desrespeito! É crime! É uma prática odiosa! É pecado contra Deus! SERÁ QUE NÓS FAZEMOS DISCRIMINAÇÃO?????

A carta de Tiago tem uma característica que a diferencia grandemente das outras epístolas do Novo Testamento. Não encontramos nela uma sequência lógica ao tratar das situações como ocorre nas cartas de Paulo, Pedro e João. Tiago vai falando de situações bem corriqueiras de maneira descontraída, mas firme! É uma carta bem prática. "TORNAI-VOS, POIS, PRATICANTES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES, ENGANANDO-VOS A VÓS MESMOS" (Tiago 1:22), considerado por muitos como o versículo chave da carta. Ela foi dirigida a judeus cristãos que viviam fora da Palestina. Eles eram luxuriosos, gananciosos e orgulhosos. Como em toda a sociedade alguns eram ricos e outros pobres. Eram pessoas normais, sujeitas a falhas como todos os seres humanos, e com dificuldades para aplicar certas verdades das Escrituras à vida diária. A primeira parte do capítulo dois trata de uma aplicação muito prática e difícil sobre um dos aspectos da Lei Moral de Deus: "AMAR OS OUTROS COMO A NÓS MESMOS"! Normalmente não damos muita atenção às verdades mais essenciais e mais claramente ensinadas nas Escrituras. A questão do amor ao próximo é tratada de maneira clara na Bíblia. É uma das partes da síntese da Lei Moral de Deus, dada por Ele ao Seu povo para o seu próprio bem. Esse ensino presente já no Velho Testamento foi confirmado por Cristo e destacado pelos escritores do Novo Testamento. Tiago de maneira muito incisiva fala sobre esse assunto. Ele joga álcool na ferida aberta. Ele mostra como de fato ainda não assimilamos o que significa amar ao próximo. Ele traz à baila um problema comum, existente em nossa sociedade. Demonstrar maior e melhor consideração a uma pessoa, em razão dela pertencer a uma classe social igual ou superior à nossa!!!!! Quem nunca fez isso?????
A frase "FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS" tem o significado de "parcialidade injusta, lisonjear, mostrar espírito servil, ser pelego, ou prestar atenção especial a alguém por ser uma pessoa rica, influenete, poderosa e famosa".
O QUE APRENDEMOS COMO ESSE TEXTO?

I - APRENDEMOS QUE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS É PECADO
"SE, TODAVIA, FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS, COMETEIS PECADO, SENDO ARGUÍDOS PELA LEI COMO TRANSGRESSORES" (Tg 2:9).
Existem certas ações na Bíblia claramente definidas como pecado. E esse é o caso dessa prática odiosa de fazer discriminação, isto é, favorecer alguém em razão de posição social ou outro aspecto qualquer. A Palavra de Deus ensina-nos de maneira clara e incisiva tratar-se de pecado. É a ação apresentada em termos de proibição: "NÃO FARÁS ACEPÇÃO DE PESSOAS". Tiago interpreta esse favoritismo interesseiro como sendo transgressão do segundo grande mandamento. Sem falar que em diversos lugares na Escritura somos ensinados a tratar o pobre com respeito e atenção, exortando-nos a praticar uma ação totalmente diferente daquela descrita no texto, quando as pessoas foram tratadas de forma diferente em razão da maneira como se vestiam (Tiago 2:2,3).

II - APRENDEMOS QUE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS É ALGO INCOMPATÍVEL COM A NOSSA POSIÇÃO DE FILHOS DE DEUS.
"MEUS IRMÃOS, NÃO TENHAIS A FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SENHOR DA GLÓRIA, EM ACEPÇÃO DE PESSOAS" (Tg 2:1).
Tudo aquilo que é descrito na Bíblia como pecado deve ser evitado a todo custo pelo discípulo de Jesus. A frase "FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" é usada para descrever nossa relação com Deus, através de Cristo Jesus. É uma outra maneira de dizer que participamos do Seu povo. A Bíblia ensina claramente que além de outras coisas, o sacrifício expiatório de Jesus fez com que as diferenças de cor, raça, posição, social, intelectualidade, etc. sejam deixadas de lado, pois somos um só povo. Jesus em sua vida terrena deu atenção a todas as classes, e foi questionado por sempre estar ao lado daqueles que pertenciam às classes mais inferiores. O Novo Testamento ensina que o discípulo de Cristo deve andar com Ele andou.

III - APRENDEMOS QUE FAZER ACEPÇÃO JULGA E TRATA AS PESSOAS PELA APARÊNCIA E ASPECTOS RESTRITOS A NOSSA VIDA TERRENA. O CRITÉRIO DE DEUS, QUE DEVE TAMBÉM SER O NOSSO É DIFERENTE.
"OUVI, MEUS AMADOS IRMÃOS. NÃO ESCOLHEU DEUS OS QUE PARA O MUNDO SÃO POBRES, PARA SEREM RICOS EM FÉ E HERDEIROS DO REINO QUE ELE PROMETEU AOS QUE O AMAM"? (Tg 2:5)
É perder tempo julgar e tratar as pessoas pelas aparências, pois, essa é temporal, passageira. Nem tão pouco devemos desejar ser igual aos outros, ou mesmo possuir os mesmos bens terrenos que eles possuem. Quanta gente perde tempo, dinheiro e outras coisas para ser igual aos outros, para não ficar por baixo. Deus não se importa com nada disso! "O PRESTÍGIO TEMPORAL NÃO É IMPORTANTE PARA DEUS". (Romanos 2:11;25-29; I Samuel 16:7).

SE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS CONSTITUI-SE EM PECADO CONTRA DEUS; SE É INCOMPATÍVEL COM MINHA POSIÇÃO DE SEU FILHO E SE É JULGAR E TRATAR AS PESSOAS COM UM CRITÉRIO DIFERENTE DAQUELE USADO POR DEUS, EU COMO SEU FILHO E DISCÍPULO DE JESUS CRISTO DEVO A TODO CUSTO EVITAR FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS, NÃO IMPORTANTO QUAL SEJA A MINHA JUSTIFICATIVA OU MOTIVAÇÃO.

(Pregado na Igreja Presbiteriana de Taubaté em 20/04/2008)