quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

NATAL TODOS OS DIAS

Natal é expectativa, correria, presentes, festas, despesas, alegria, saudades, encontros e desencontros de famílias. O Natal é tudo isso sim, mas isso tudo é somente a embalagem do Natal. Natal é, antes de tudo a resposta de Deus ao vazio espiritual e moral das pessoas. Natal é a intervenção de Deus ao mundo do pecado, da injustiça e do sofrimento da humanidade. Natal é a manifestação do amor de Deus por você e por mim. Natal é uma declaração de amor. Deus declara o seu amor pelos homens e pelas mulheres de todas as raças, povos e nações. Natal é uma declaração de liberdade. Deus traz a nós o caminho e o poder para a libertação: de tudo que nos escraviza, para tudo que nos traz felicidade e justiça, libertação para a prática do bem e da verdade. Natal é uma declaração de reconciliação: entre marido e esposa, entre irmãos, entre pais e filhos, entre vizinhos e colegas, entre povos e nações. Natal é, sobretudo, uma experiência de vida. A experiência de Jesus se tornar o Salvador e Senhor de nossa vida. Não se pode comemorar o Natal de maneira verdadeira sem receber pessoalmente o Salvador Jesus Cristo em nossa vida, sem a firme decisão de viver em harmonia com os seus ensinamentos. Neste final de ano somos desafiados a comemorar o Natal de Jesus Cristo, a festejar com alegria, felicidade, paz e bondade a entrada de Jesus em nossa vida. Com Ele será Natal todos os dias.

O NATAL QUE MARCOU MINHA VIDA

Eu havia chegado ao Brasil no início do ano. Solteiro me adaptei com facilidade à mocidade vibrante das igrejas evangélicas e aceitei sem hesitação um convite para participar numa saída dos jovens para Santos. Lá, andando rumo à praia onde seria realizada a reunião de evangelismo, parei de repente, como que acordando de um profundo sono. Hoje é dia 24 de dezembro! É véspera de Natal! Mas, não... . Isto não é Natal! Onde está a neve? Onde está o frio? Onde está a sensação alegre de aquecer as mãos perto da lareira? Onde estão o agasalho que só deixa o nariz de fora e o chocolate quente ao entrar em casa? Casa? Que casa? Que família? Não tenho um parente sequer aqui, nenhum irmão, pai ou mãe, ou primo com quem celebrar. Onde estão as gargalhadas alegres e descontraídas de um grupo de jovens amontoados em cima de um trenó puxado por dois grandes cavalos com sinos no pescoço, indo de casa em casa fazendo serenata com hinos de Natal?

Pensei... . Isto não é Natal! Está faltando tudo. Como posso celebrar o Natal em manga de camisa em vez de estar agasalhado como um esquimó, com uma temperatura de 30 positivos ao invés de 30 negativos, cercado de palmeiras em vez de pinheiros, andando na areia em vez de pisar na neve? Aqui, nem sonhando pode haver um "WHITE CHRISTMAS" (NATAL BRANCO) ou qualquer outra coisa semelhante... .

E aquele momento foi marcante para mim, pois foi então que percebi que o Natal não é neve, pinheiros, lareiras acesas, etc... . Aqueles jovens brasileiros estavam celebrando o Natal como ele havia inicialmente sido celebrado pelos pastores que estavam presentes na noite que Jesus nasceu... . Saíram divulgando tudo, a todos, a respeito dEle!
Que alegria, então, senti naquela noite, indo com a mocidade, minha nova família, cantar, testemunhar e compartilhar as boas novas...
JESUS NASCEU! O SALVADOR CHEGOU! É NATAL!

Este texto foi escrito por John Harold Reimer, fundador e diretor emérito da organização Palavra da Vida no Brasil, e publicado na revista "LAR CRISTÃO" nº 12, nº 42 (dezembro de 1998).

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O que todos esperavam
Era um Rei vestido de trajes finos
Nascido num berço de ouro
Num palácio com riquezas sem fim

Mas o verdadeiro Rei
Não tinha riquezas nem bens
Serviu a todos com compaixão
Para o fraco estendeu sua mão
Ele fez mais do que qualquer rei
Ele se entregou por mim

Jesus é o Rei
Ele é o Rei dos Reis
Reina sobre os céus a terra e mar
Nele posso confiar
O meu Deus não me deixará
Sempre comigo, estará!


Recebida de uma amiga do orkut.

ORAÇÃO DE NATAL

Senhor criador de uma natureza inspiradora!
Senhor que dás o pão diário a quem tem fome e água a quem tem sede; que distribues a todos o amor sem distinção de raça ou cor; que olhas para o rico, para o sábio e para o ignorante com a mesma intensidade, pois, o Teu coração é grande e nele nada existe de maldade.
Senhor hoje é Natal, data em todo o mundo! É dia de festejos, de correria para os banquetes, convívio no lar, movimentação... e mesmo assim mutos não têm Natal!!!!
Senhor chegaste a Belém um dia, através da encarnação de Cristo. Os céus cantaram, os anjos Te glorificaram, os pastores visitaram na manjedoura o Deus-Menino, os magos O adoraram e O presentearam; e nós o que fazemos neste Santuário? Como será o Natal nos lares cristãos?
Ouve Senhor a nossa prece filial!
RENOVA EM CADA UM DE NÓS O TEU NATAL!!!!!

Esta oração foi escrita pelo Rev. Calvino Batista Pereira, em 1977 para o culto de Natal quando ele pastoreava a Igreja Presbteriana de Taubaté.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DEZ MANDAMENTOS NATALÍCIOS

01 - Honrar a Jesus Cristo o Senhor do Natal.
02 - Não gastar exageradamente na época natalina, aplicar os recursos em coisas úteis e na obra do Senhor, evitando ao extremo contrair dívidas.
03 - Não eliminar da festa do Natal, o aniversariante: JESUS CRISTO!
04 - Santificar o "DIA DE NATAL", adorando ao Senhor.
05 - Reunir toda a família no Natal, para promover o companheirismo mútuo baseado no amor de Jesus Cristo.
06 - Evitar nervosismo, preocupações e sobretudo, ansiedade.
07 - Não oferecer mais do que é possível.
08 - Não esquecer dos necessitados.
09 - Desejar a todos com sinceridade: FELIZ NATAL!!!!
10 - Comportar-se no Natla, de modo a não ficar exausto, quer seja mental, física, moral, espiritual, ou financeiramente, pois, o Senhor não terá por inocente quem viver este dia em vão.

(transcrito com adaptações)

RESULTADOS DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSA VIDA

A PALAVRA DE DEUS NÃO É PARA NOS ENSINAR A TAGARELAR, NEM PARA NOS TORNAR ELOQÜENTES E SUTIS, MAS PARA REFORMAR NOSSAS VIDAS.

João Calvino