sábado, 19 de dezembro de 2009

NATAL!!!! O QUE É MESMO O NATAL????


A palavra “NATAL” faz-nos lembrar de árvores enfeitadas com luzes piscando; da ceia com salpicão, peru, tender, panetone e nozes; dos presentes; do 13º salário; Papai Noel; etc. É verdade que todas essas coisas foram agregadas às nossas comemorações do Natal. Se elas inexistissem ainda assim haveria Natal. Contudo, se Cristo não tivesse nascido em Belém da Judéia não existiriam essas coisas e muito menos o Natal. O que é o Natal então?
1 – O NATAL É A COMPROVAÇÃO DA VERACIDADE DA BÍBLIA – O nascimento de Jesus foi anunciado detalhadamente na Bíblia. Os profetas do Velho Testamento indicaram os nomes que Ele receberia; a cidade onde nasceria; que sua natureza humana seria gerada por uma virgem. Os escritores do Novo Testamento registraram tanto a comunicação angelical feita a José e Maria sobre o nascimento de Jesus, quanto à concretização dos fatos anteriormente anunciados. A comemoração do Natal é a comprovação da veracidade da Bíblia. .
2 – O NATAL É A DEMONSTRAÇÃO DA AÇÃO SOBERANA DE DEUS NO UNIVERSO - Deus dirigiu todos os acontecimentos para que todas as profecias se cumprissem à risca. Nenhum detalhe se perdeu. Tudo o que foi planejado se realizou. Na plenitude dos tempos, Jesus Nasceu (Gálatas 4:4,5). A história não caminha sem rumo, ela é dirigida por Deus. Ele faz todas as coisas conforme a Sua vontade. O nascimento do Rei dos Reis em Belém não foi um acidente. O Natal aconteceu no coração de Deus antes de ser comemorado pelos homens na cidade de Belém. A celebração do Natal, portanto, deve nos fazer lembrar de que a nossa vida está nas mãos daquele que se assenta no trono. O Senhor realiza tudo conforme seu eterno propósito, para a sua eterna glória. Fazemos parte de seus planos soberanos, por isso não precisamos temer.
3 – O NATAL É A MANIFESTAÇÃO DA MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA DE DEUS - Raramente as mulheres são mencionadas nas genealogias dos judeus. Mas a de Jesus cita quatro: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba, cujas vidas não eram admiradas pela sociedade. Pelo crivo da justiça humana elas seriam condenadas. Mas, pela perspectiva da Graça de Deus, elas se tornaram instrumentos usados na preparação da vinda do Messias. Graça não quer dizer que Deus tolera o pecado, mas que Ele salva, perdoa e transforma pecadores para que sejam úteis aos seus propósitos. Isso nos mostra que o Senhor nos usa não pelo que somos, ou fazemos, mas por causa da sua graça (I Coríntios 15:10). Jesus não veio até nós para excluir os pecadores, mas para chamá-los ao arrependimento (Lucas 5:32). Ele veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19:10), curar os enfermos, trazer esperança aos rejeitados. Sendo Deus, se fez pobre para nos tornar co-participantes da natureza divina (II Coríntios 8:9). Sendo santo, se fez pecado por nós, para nos justificar diante do trono do Pai (II Coríntios 5:21). Ele morreu em nosso lugar para nos dar vida eterna. O Natal é essencialmente a festa da salvação. É a proclamação eloqüente da maravilhosa graça de Deus. Naquela noite em que o sol da justiça nasceu os anjos cobriram os céus de Belém, trazendo uma grande boa nova: “HOJE NASCEU O SALVADOR QUE É CRISTO SENHOR” (Lucas 2:10,11).
Natal sem Jesus não passa de festa gastronômica e de mero consumismo vazio. É preciso “recristianizar” o Natal. Precisamos dar a glória devida àquele que é Deus sobre nós, que é Deus conosco, que é Deus em nós e que é Deus por nós: JESUS CRISTO, O CENTRO E A RAZÃO DE SER DO NATAL.