terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ÚLTIMO DIA DO ANO, MOMENTO DE AVALIAÇÃO

Amanhã é o dia 31 de dezembro de 2008, e é essencialmente relevante avaliar o que planejamos (as metas estabelecidas no fim de 2007) e o que de fato realizamos (as metas alcançadas, os erros e acertos obtidos).

Existe um livro intitulado "REAVALIAR PARA CRESCER". E desse título decorrem algumas implicações: 1) Existe o desejo de crescer, melhorar; 2) Esse desejo precisa ser materializado; 3) Para que isso ocorra é necessário um planejamento (podem existir excelentes objetivos, contudo eles nunca serão atingidos se não utilizarmos estratégias); e 4) E esse planejamento precisa ser baseado na avaliação crítica do momento experimentado. O verbo "avaliar" descreve a ação de "pensar", "refletir", "ponderar sobre alguma coisa que toma nossa atenção". Todos nós de uma forma ou de outra avaliamos nossas próprias vidas em determinados momentos. O final de 2008 é um bom motivo e um momento propício para fazermos uma avaliação do nosso comportamento como membros da Igreja do Deus Vivo e Verdadeiro, como discípulos do Senhor Jesus Cristo, e trabalhadores da Sua Seara. Se desejamos glorificar a Deus e contribuir para o crescimento do Seu Reino essa avaliação não é apenas desejável, mas necessária. Como fazê-la? Creio que as seguintes sugestões, em oração nos ajudarão a fazer uma avaliação séria e corajosa, que nos permita crescer na comunhão com Deus.

1) Temos crescido espiritualmente tanto quanto gostaríamos? 2) Nossa vida devocional é regular e satisfatória? 3) Cultivamos vida espiritual em família? 4) Nosso envolvimento participativo (presença, trabalho, bens, responsabilidade, pontualidade, motivação, etc) com a Igreja poderia ser melhor e maior? 5) Testemunhamos ativamente sobre Jesus em 2008? 6) Somos fiéis na devolução dos dízimos e liberais em fazer ofertas? 7) Oramos com regularidade pelos idosos, enfermos, afastados da Igreja, sua liderança... ? Que Deus nos ajude.

Adaptado.

BALANÇO DE FIM DE ANO

Ano velho vai findando urge fazer um balanço, pra ver se houve recuo ou se houve um bom avanço. É necessário fazê-lo com juízo imparcial, para assim se conseguir um resultado real. Como estive com meu Deus nessa etapa percorrida? O Senhor aprovaria as contas da minha vida? A palavra dos meus lábios foi sincera ou foi maldosa? E o meu modo de agir mereceu menção honrosa? Confessei o meu pecado toda vez que eu pequei? Ou 'stou em falta com meu Deus porque o mal lhe ocultei?

E na relação com o próximo como foi minha conduta? Amei-o como a mim mesmo ou parti para a disputa? Se pratiquei algum mal estou pronto a corrigir? Ou conservo-me insensível sem o erro admitir? Pratiquei o bem a todos e ajudei meu irmão, ou cometi o pecado que é feito por omissão? Fiquei com ressentimento de alguém que me ofendeu, ou passei uma esponja em tudo o que aconteceu?

Em paz comigo e com o próximo, com Deus e com o seu povo. É assim que eu desejo começar o ano novo!!!!

Este texto é de autoria do Presbítero Aristides Ferreira Netto da Igreja Presbiteriana de Caraguatatuba.