sábado, 12 de dezembro de 2009

SEGUNDO DOMINGO DE DEZEMBRO É O DIA DA BÍBLIA!!!!! SERÁ QUE TEMOS DADO A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ESTE LIVRO PRECIOSO?

Por muitos séculos a Igreja Protestante vem comemorando o Dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro. A idéia dessa comemoração e o estabelecimento desse dia surgiu em 1549 por iniciativa de Thomas Cranmer (1489-1556), na Grã-Bretanha.
Cranmer foi reformador e arcebispo da Cantuária durante os reinados de Henrique VIII e Eduardo VI, sendo o autor dos dois primeiros volumes do Livro de Oração comum, que estabeleceu a base da Liturgia Anglicana. O Bispo Cranmer achou por bem incluir no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitua do livro sagrado. Com o passar do tempo outros países adotaram essa prática. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado em 1850, com a chegada dos primeiros missionários europeus e norte americanos que se dirigiram para cá para semear a Palavra de Deus. Com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil em 1948 a comemoração tomou vulto e se popularizou. Há mais de 150 anos o Dia da Bíblia é celebrado no Brasil com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus.
Contudo, será que como cristãos temos dado o devido valor a este livro precioso, reconhecido como nossa única regra de fé e prática? Já há bastante tempo vem circulando na internet e entre os cristãos uma crônica intitulada "O DIÁRIO DE UMA BÍBLIA", que certamente nos ajudará a refletir sobre essa pergunta, e a nos levar a uma mudança de atitude em relação a Palavra de Deus. Na imaginação do autor assim se expressaria a Bíblia sobre a importância que as pessoas lhe dispensam:
20 de janeiro
Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do ano novo meu proprietário me leu diariamente, mas agora parece que me esqueceu. Hoje foi faxina geral de final de verão. Fui desempoeirada com outros objetos e recolocada em meu lugar.
24 de março
Após o café fui utilizada pelo meu proprietário. Ele analisou alguns trechos e me levou ao culto. Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário dirigiu um estudo bíblico, por isso teve que procurar vários versículos. Raras vezes os encontrou, mesmo estando todos no mesmo lugar.
01 de junho
Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre minhas páginas.
29 junho
Fui colocada juntamente com roupas e outros objetos dentro de uma mala. Parece que estamos em viagem de férias.
10 de julho
Ainda estou na mala, embora quase todos os outros objetos já tenham sido retirados.
15 julho
Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma viagem cansativa. Não entendo porque tive que participar dela. Hoje fui utilizada por Maria. Ela escreveu para sua amiga e procurou um versículo que a consolasse, pois seu pai faleceu.
20 agosto
Novamente fui desempoeirada.
10 de dezembro
Hoje é meu dia. Fui tirada da estante e vou indo a Igreja participar de um culto em gratidão por Deus permitir que Sua Palavra chegasse até nós... .
Deus em Sua Sabedoria e Providência mandou registrar num livro, preservando-o até os nossos dias, a Sua vontade que inclui o incomparável e maravilhoso plano da Redenção.
Esse livro precioso deve ser lido, meditado, estudado, praticado e divulgado.
Que Deus nos dê Graça para vivermos assim.