sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SERMÃO: JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS
Texto Bíblico: João 11:1-46

I - INTRODUÇÃO
O que sugere a palavra “amigo”? “AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO, DENTRO DO CORAÇÃO”, canta Milton Nascimento. Os dicionaristas definem amizade como sendo: “sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas”. Certamente uma amizade verdadeira é uma das maiores necessidades humanas. Mas, existem amigos e amigos... . Alguns são leais e permanecem ao nosso lado independentemente da situação, mas a maioria desaparece nas horas mais difíceis. Quem nunca se decepcionou com um amigo? O grupo Prisma canta uma canção que expressa essas realidades, mas que também afirma existir um amigo que é o melhor amigo de todos, e o seu nome é Jesus. “AMIGOS ME DÃO PRAZER NO VIER, SE CHORO ME FAZEM SORRIR. ALGUNS SEMPRE VÊM ME DESAPONTAR, ENQUANTO OUTROS SÃO TÃO LEAIS. MAS EU CONHEÇO ALGUÉM FIEL, QUE ESTÁ SEMPRE PRONTO A ME OUVIR. ENTENDE O TEMOR QUE TENHO EM MEU SER. MEU MELHOR AMIGO É JESUS. SIM É JESUS”.

II - NARRAÇÃO
O texto que lido além de outras coisas descreve a realidade da amizade nutrida entre os três irmãos de Betânia, Lázaro, Marta e Maria, e Jesus, numa das situações mais dolorosas que alguém pode passar. A morte de alguém querido. Por mais e melhores amigos que alguém tenha, nenhum é comparável a Jesus. Ele é o melhor amigo de todos! Jesus já é seu amigo? Você já é amigo de Jesus? Jesus é o amigo por excelência!!!! Jesus é o amigo indispensável. Jesus é o melhor amigo de todos!!!!!

TEMA: JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS

Porque Jesus é o melhor amigo de todos?

I - JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS, PORQUE ELE SOFRE CONOSCO AS NOSSAS DORES
“QUANDO MARIA CHEGOU AO LUGAR ONDE ESTAVA JESUS, AO VÊ-LO, LANÇOU-SE-LHE AOS PÉS, DIZENDO: SENHOR SE ESTIVERAS AQUI, MEU IRMÃO NÃO TERIA MORRIDO. JESUS, VENDO-A CHORAR, E BEM ASSIM OS JUDEUS QUE A ACOMPANHAVAM, AGITOU-SE NO ESPÍRITO E COMOVEU-SE. E PERGUNTOU: ONDE O SEPULTASTES? ELES LHE RESPONDERAM: SENHOR, VEM E VÊ! JESUS CHOROU”. (João 11:32-35).
Era uma hora dura, difícil, doída. Marta, Maria e as pessoas dali sofriam, e precisavam de alguém que as amparasse, consolasse, ajudasse a suportar aquela hora dura. Nesses momentos todos precisam de um amigo. Mas nem todo amigo age assim! A Bíblia registra pelo menos dois fatos que comprovam isso. Um deles está em Lucas 15:11-32, na parábola do filho pródigo, que em certa ocasião pede que seu pai divida os bens e lhe entregue sua parte, passados não muitos dias o filho com a bolsa cheia de dinheiro parte para uma terra distante, e passou a viver ali dissolutamente. Enquanto tinha dinheiro estava rodeado de “amigos”. Mas, um dia o dinheiro acabou, e os “amigos” sumiram. Ele começou a passar necessidade, então foi trabalhar para um criador de porcos, e desejava comer das bolotas que os animais comiam. E ninguém lhe dava nada. Onde estavam os seus “amigos” naquela hora difícil? Com Jesus é diferente! Ele sofre conosco as nossas dores! O outro fato é encontrado no livro de Jó, cujo comportamento é descrito como o de alguém fiel a Deus, reto e que se desviava do mal. Ele perdeu seus filhos, seus bens, sofria com doloridas e purulentas úlceras, e ainda por cima sua mulher o incomodava dizendo: “amaldiçoa seu Deus e morre”, chegam então alguns “amigos”, e é muito bom ter os amigos por perto nessas horas, contudo, eles ao invés de consolá-lo, ajudando naquela hora de dor, passaram a questioná-lo sobre que pecado ou pecados ele teria cometido para que estivesse sofrendo daquela maneira. Na verdade eram “amigos da onça”, quem tem amigos como esses não precisa de inimigos. Com Jesus é diferente, porque Ele sofre conosco nossas dores. Era uma hora muito difícil para Marta e Maria. Era uma hora dolorida. Maria especialmente sofria muito e demonstrava isso. Seu irmão havia morrido. Todos nós precisamos de amigos nessas horas. Mas amigos de verdade que se disponham a sofrer conosco. Ted Engstron conta em seu livro “AMIGOS DE VERDADE” (Editora Betânia - 1985) que em certa noite um pai recebe um telefonema no qual lhe informam que seu filho sofrera um grave acidente com sua motocicleta. Ao chegar ao hospital soube que o rapaz sofrera traumatismo craniano e que provavelmente não resistisse aos ferimentos, imediatamente aquele pai liga para o seu melhor amigo contando o acontecido. Pouco tempo depois, chega ao hospital o amigo daquele pai desesperado. Nada podia fazer pelo rapaz, mas a sua presença ali certamente ajudou seu amigo a enfrentar tão grande sofrimento. Infelizmente, são raros os casos de amigos que agem assim. Jesus é diferente, porque Ele é o melhor amigo de todos! Ele se compadece. Ele sofre conosco nossas dores. O versículo 33 afirma que Jesus ao ver Maria chorar perturbou-se no espírito e comoveu-se. E no versículo 35 que Jesus chorou. Ele é o melhor amigo de todos. Ele sofre conosco nossas dores.


II - JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS PORQUE ELE É O ÚNICO AMIGO QUE VERDADEIRAMENTE NOS TRAZ CONSOLO E ESPERANÇA
“MARTA, QUANDO SOUBE QUE VINHA JESUS, SAIU AO SEU ENCONTRO; MARIA, PORÉM, FICOU SENTADA EM CASA. DISSE, POIS, MARIA A JESUS: SENHOR SE ESTIVERAS AQUI, NÃO TERIA MORRIDO MEU IRMÃ. MAS TAMBÉM SEI QUE, MESMO AGORA, TUDO QUANTO PEDIRES A DEUS, DEUS TO CONCEDERÁ. DECLAROU-LHE JESUS: TEU IRMÃO HÁ DE RESSURGIR. EU SEI, REPLICOU MARTA, QUE ELE HÁ DE RESSURGIR NA RESSURREIÇÃO, NO ÚLTIMO DIA. DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ; E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO? SIM, SENHOR, RESPONDEU ELA, EU TENHO CRIDO QUE TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS QUE DEVIA VIR AO MUNDO” (João 11:20-27).
Geralmente os “amigos” desaparecem nas situações em que eles são mais necessários. Com Jesus é diferente! Ele é o melhor amigo de todos. Ele está presente em todos os momentos. Até naqueles mais difíceis, doloridos. Ele sofre conosco nossas dores. Ele nos consola. Ele é quem de fato tem poder para nos dar esperança. Era uma situação de desolação, dor, saudade, lágrimas. Marta e Maria haviam perdido qualquer tipo de esperança. Lázaro estava morto e enterrado há quatro dias. Jesus chegou trazendo esperança!!! “TEU IRMÃO HÁ DE RESSURGIR”. DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ; E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO? É sempre assim quando Jesus chega. É sempre assim com as pessoas que confiam em Jesus. Apenas essas pessoas têm de fato esperança. Nos capítulos 20 e 21 do Evangelho de João encontramos sete discípulos liderados por Pedro que haviam também perdido a esperança. Eles estavam desolados, amedrontados, trancafiados, desiludidos da vida. Por quê? O Mestre havia morrido e fora sepultado. Eles desconheciam o fato da ressurreição de Jesus. O Mestre chega trazendo consolo, esperança, e levou aqueles homens a olharem de frente para a vida, desafiando-os a continuarem a obra por Ele iniciada, e a voltarem a desenvolverem suas atividades. Jesus é o melhor amigo de todos porque é o único que nos traz consolo e esperança. Como está sua vida? Seus sonhos? Suas perspectivas? Desejos? Passamos por crises no País. Corrupção, Violência, etc. Não muito diferente daquelas de outros tempos. Muitas soluções nos foram apresentadas, mas que falharam. Devemos sempre nos lembrar das palavras do salmista: “SOMENTE EM DEUS, Ó MINHA, ESPERA SILENCIOSA, PORQUE DELE VEM A MINHA ESPERANÇA” (Salmo 62:5). É interessante que Jesus se apresenta às irmãs de Lázaro como aquele que traz solução para o problema aparentemente sem solução. “QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ”. Mesmo passando pela morte física sempre estaremos seguros ao lado de Jesus. Ele é o melhor amigo de todos. Ele sofre conosco nossas dores. Ele é o único que realmente nos consola e nos traz esperança.


III - JESUS É O AMIGO DE TODOS PORQUE ELE NOS DÁ A NOVA VIDA
Jesus “CLAMOU EM ALTA VOZ: LÁZARO VEM PARA FORA! SAIU AQUELE QUE ESTIVERA MORTO, TENDO OS PÉS E AS MÃOS LIGADOS COM ATADURAS E O ROSTO ENVOLTO NUM LENÇO. ENTÃO, LHES ORDENOU JESUS: DESATAI-O E DEIXAI-O IR” (João 11 43, 44).
Marta e Maria e os seus amigos viviam os horrores da morte. Já paramos de verdade para pensar nas conseqüências da morte física. Dor, angústia, separação, e a certeza de que nunca mais se estará ao lado de quem morreu. Também a morte demonstra de que nada somos e de que todos são iguais. Pouco tempo após a ocorrência da morte física nosso corpo começa a cheirar mal, e a se decompor. “SENHOR JÁ CHEIRA MAL, PORQUE JÁ É DE QUATRO DIAS”. E Jesus traz de volta à vida aquele que havia sido sepultado há quatro dias e já cheirava mal. Contudo, a amizade de Jesus nos dá algo muito melhor e maior do que a simples manutenção e restauração da vida física. Ele nos dá a vida verdadeira e a vida eterna. Por onde Jesus passa, e para as pessoas que nele crêem Jesus dá a vida. Paulo faz uma afirmação contundente e bombástica: “ELE (JESUS) VOS DEU VIDA ESTANDO VÓS MORTOS EM VOSSOS DELITOS E PECADOS”. Quem não é amigo de Jesus, e não crê Nele está morto, é um cadáver, porque está separado de Deus. Jesus afirmou que o ladrão vem roubar matar e destruir, mas Ele veio para dar vida e vida em abundância. A vida verdadeira, a vida eterna, a vida completa, que nem dores, morte, ou outra coisa qualquer pode destruir ou abalar. Jesus sofre conosco nossas dores. Jesus nos consola e nos traz esperança. Jesus nos dá a nova vida.

IV - CONCLUSÃO
Jesus é o melhor amigo de todos, porque Ele sofre conosco as nossas dores, o único que nos consola e nos traz esperança, e nos dá a nova vida. Você já é amigo de Jesus?
Como você consegue seus amigos? Por que as pessoas se aproximam de você? Por causa da sua aparência? Da sua posição? Das coisas que você tem? Daquilo que você pode dar ou fazer pelas pessoas?
Como nos tornamos amigos de Jesus?

O Texto lido enfatizou uma única ação a ser tomada, e indispensável para que alguém seja amigo de Jesus.
No versículo 15 Jesus disse aos discípulos estar alegre por não estar em Betânia quando Lázaro adoeceu, para que eles pudessem crer: “E POR VOSSA CAUSA ME ALEGRO DE QUE LÁ NÃO ESTIVESSE, PARA QUE POSSAIS CRER” (Vs 15). Quando Jesus afirma a Marta ser Ele a ressurreição e a vida acrescenta que quem nele crê, mesmo morrendo viverá; e que vivendo não morrerá eternamente, e lhe pergunta se ela cria nessa incomparável verdade: “DISSE-LHE JESUS: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA VIVERÁ. E TODO O QUE VIVE E CRÊ EM MIM NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE. CRÊS ISTO?”(Vs 25 e 26). Quando Jesus ordenou que abrissem o túmulo e Marta disse que já cheirava mal, por ser de quatro dias, Jesus relembra-lhe uma palavra mencionada: “NÃO TE DISSE EU QUE SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS?” (Vs 40). Muita gente vendo o que Jesus fez creu Nele: “MUITOS, POIS, DENTRE OS JUDEUS QUE TINHAM VINDO VISITAR MARIA, VENDO O QUE FIZERA JESUS, CRERAM NELE” (Vs 45).

Para se tornar amigo de Jesus e receber dele a nova vida, a esperança e o consolo por Ele sofrer conosco as nossas dores é preciso fé. É necessário crer em Jesus. “MAS A TODOS QUANTOS O RECEBERAM DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, A SABER, AOS QUE CRÊEM EM SEU NOME” (João 1:12). “NA VERDADE, FEZ JESUS, DIANTE DOS DISCÍPULOS MUITOS OUTROS SINAIS QUE NÃO ESTÃO ESCRITOS NESTE LIVRO. ESTES, PORÉM, FORAM REGISTRADOS PARA QUE CREIAIS QUE JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS, E PARA QUE, CRENDO, TENHAIS VIDA EM SEU NOME” (João 20:30,31).

JESUS É O MELHOR AMIGO DE TODOS. VOCÊ QUER SER SEU AMIGO? CREIA NELE E RECEBA VIDA, ESPERANÇA E CONFORTO EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO.

(pregado na Igreja Presbiteriana de Taubaté em 27/07/2008 - Josimar Munhoz Lisboa)

3 comentários:

IPU disse...

ótima mensagem

Anônimo disse...

Jesus é nosso melhor amigo pelo fato de que Ele morreu por nós na cruz será que hoje alguem daria a vida por um amigo ou irmão?? e sabendo do que ia padecer??

Jesus foi obediente até a morte sempre foi manso, sempre maravilhoso e misericordioso e muitas pessoas não dão ouvidos pelo oque fez por nós Ele é digno de tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Graça e Paz!!!
Verdadeiramente JESUS É DEMAIS!!!
Glória a Deus!!!
Bela mensagem!!!
Que toda a Honra e toda a Glória seja dada a Deus!!!