quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O NATAL QUE MARCOU MINHA VIDA

Eu havia chegado ao Brasil no início do ano. Solteiro me adaptei com facilidade à mocidade vibrante das igrejas evangélicas e aceitei sem hesitação um convite para participar numa saída dos jovens para Santos. Lá, andando rumo à praia onde seria realizada a reunião de evangelismo, parei de repente, como que acordando de um profundo sono. Hoje é dia 24 de dezembro! É véspera de Natal! Mas, não... . Isto não é Natal! Onde está a neve? Onde está o frio? Onde está a sensação alegre de aquecer as mãos perto da lareira? Onde estão o agasalho que só deixa o nariz de fora e o chocolate quente ao entrar em casa? Casa? Que casa? Que família? Não tenho um parente sequer aqui, nenhum irmão, pai ou mãe, ou primo com quem celebrar. Onde estão as gargalhadas alegres e descontraídas de um grupo de jovens amontoados em cima de um trenó puxado por dois grandes cavalos com sinos no pescoço, indo de casa em casa fazendo serenata com hinos de Natal?

Pensei... . Isto não é Natal! Está faltando tudo. Como posso celebrar o Natal em manga de camisa em vez de estar agasalhado como um esquimó, com uma temperatura de 30 positivos ao invés de 30 negativos, cercado de palmeiras em vez de pinheiros, andando na areia em vez de pisar na neve? Aqui, nem sonhando pode haver um "WHITE CHRISTMAS" (NATAL BRANCO) ou qualquer outra coisa semelhante... .

E aquele momento foi marcante para mim, pois foi então que percebi que o Natal não é neve, pinheiros, lareiras acesas, etc... . Aqueles jovens brasileiros estavam celebrando o Natal como ele havia inicialmente sido celebrado pelos pastores que estavam presentes na noite que Jesus nasceu... . Saíram divulgando tudo, a todos, a respeito dEle!
Que alegria, então, senti naquela noite, indo com a mocidade, minha nova família, cantar, testemunhar e compartilhar as boas novas...
JESUS NASCEU! O SALVADOR CHEGOU! É NATAL!

Este texto foi escrito por John Harold Reimer, fundador e diretor emérito da organização Palavra da Vida no Brasil, e publicado na revista "LAR CRISTÃO" nº 12, nº 42 (dezembro de 1998).

Nenhum comentário: